Wednesday, May 16, 2007

“Adeus à chupeta…”


A 16 de Maio de 1986, com 3 anos, 7 meses e 8 dias, ao acordar pela manhã declarou:

- Eu já sou um homem, já não quero mais a chucha, vou deitá-la para o lixo!

E, chegando-se à porta da cozinha, atirou-a para a relva. Quando estava pronto para ir para a escola, dirigiu-se ao local onde caíra o referido objecto e, não o encontrando (o pai já tinha lá ido buscá-la) exclamou:

- Olha, já não está cá, foi o Ilich (o cão que tínhamos na altura) que comeu, agora já não cresce mais, vai ficar sempre pequenino!

Depois do almoço dormia sempre um bocadinho comigo. Fomos para a cama e ele não falou uma única vez na chupeta, mas deu para ver que lhe custou bastante adormecer! Ao acordar olhou para mim e disse:

- Ainda há a chupeta azul que o meu avô me deu, vou deitar para o caixote do lixo!

Foi até ao quarto dele, agarrou no objecto de cor azul e lançou-o nas profundezas do também já referido caixote do lixo!

Quando o pai chegou, ao fim do dia, foi a correr dizer que tinha dormido sem chupeta. À noite, quando íamos a sair do carro depois dum jantar no Club ele exclamou, voltando-se para o porta-luvas:

- Espera, ainda está aqui a chucha amarela, fui eu que guardei!

Pânico na assistência!... Será que foi tudo bluff? Será que ele fez tudo aquilo porque sabia que ainda tinha mais uma de reserva? Não perca o próximo episódio em que o Papucha vai dizer ……

……………………………………..

- Também tenho que deitar esta fora!

E…. deitou mesmo!!!....

Nunca mais, desde aquele dia (já lá vão 21 anos…) ele voltou a falar em semelhante objecto!

Foi um exemplo de coragem, decisão e força de vontade que só muitos anos depois foi seguido por alguns fumadores conhecidos que estavam sempre a dizer “…. Vou deixar de fumar!!!!”


Imagem: http://www.baudobebe.com.br/IMAGENS/Produtos/hora_papinha/Novos01_09_05/chupeta/chupeta_nuk.gif

No comments: