Wednesday, July 11, 2012

A Pulga recebe o 1º Ordenado

A Pulga começou a trabalhar no final de Maio e o combinado é que ela iria como estagiária, ao abrigo dum programa do IEFP em que o estágio tem uma duração de 9 meses (nem mais nem menos), uma remuneração de 580€ em que 1/2 é pago pelo IEFP e a outra metade pela entidade patronal que tem também que dar subsídio de almoço. No caso da Pulga isso não acontece porque, como se trata de uma empresa de eventos e catering, ela come lá.
Para que tudo isto aconteça ela tem que estar inscrita no fundo de desemprego, coisa que, na altura da entrevista, não estava.
Ela começou a trabalhar numa 6ª feira e eles disseram que lhe davam a 3ª feira seguinte para ir tratar de toda a papelada, já que isso é tudo muito demorado.
Quando fui ver a legislação, descobri que a empresa pode recomendar o estagiário que quer (exatamente como eles fizeram) mas, nesses casos, o IEFP tem 25 dias úteis para analisar o curriculum do estagiário, verificar se cumpre os requisitos e aceitá-lo. Isto quer dizer que, no mínimo,  só ao fim dum mês é que eles começam a pagar.
Perguntei se lá na empresa tinham falado em pagamentos e ela disse que não. Quando chegámos ao fim do mês, não disseram nada, nem lhe pagaram.
Fiquei preocupada, achei que se estavam a aproveitar dela mas, tenho que dar a mão à palmatória, eles não são tão maus como eu pensava.
No dia 6 (realmente o "final do mês" vai até dia 8) não só lhe pagaram o mês de Junho por inteiro já que, como eu calculava, a documentação do IEFP ainda não está pronta por tanto, eles ainda não estão a pagar logo, o tempo de estágio ainda não começou a contar, como pagaram também os dias de Maio que ela trabalhou.
Ando demasiado pessimista!!!....
Afinal ainda há gente minimamente honesta, se bem que, continue a achar que 580€ para um licenciado a trabalhar a tempo inteiro, é exploração!!!!.......
O que importa mesmo é que ela está a trabalhar, numa coisa que gosta e está a gostar do trabalho!!!...

No comments: