Sunday, July 15, 2007

Acabou a licença de parto, e agora?

Quando o Papucha estava quase a fazer 3 meses, descobrimos que estava também a acabar a minha licença de parto e que não tínhamos ninguém a quem o deixar.

Foi uma corrida a tudo quanto era infantário e descobrimos que era bem mais complicado do que alguma vez pensáramos!!!...

Uns estavam cheios, outros não aceitavam bebés, outros tinham uns preços que nunca nos passara pela cabeça que alguém, no seu perfeito juízo poderia pedir…. Em fim, foi o desespero total!!!... Finalmente alguém nos falou que, em Campolide, tinha aberto um novo infantário da misericórdia e, eventualmente, ainda poderia ter vagas. Lá fomos a correr ver! Era simpático, muito limpinho, arejado e com espaço para brincadeiras, se bem que, com a idade dele isso não era ainda uma prioridade!!!... Os principais “inquilinos” eram filhos de “moradores” do Casal Ventoso, mas, dadas as circunstâncias, isso para nós não era problema!!!... Mesmo assim, fiquei angustiada a pensar que, dentro de pouco tempo, teríamos que deixá-lo fora de casa durante todo o dia.

Mesmo na véspera de começar a trabalhar apareceu a Joaquina! Foi a nossa salvação!

A Joaquina, que morava na Raposeira, uma pequena aldeia perto de Sintra, passou a vir todos os dias com o Bruno, o filho de 5 anos, para tomar conta do Papucha.

Um ano depois, o Bruno entrou para a escola e, segundo a professora e a psicóloga, ele estava a ter problemas por quase não estar com a mãe que saía de madrugada e regressava já de noite depois de ter passado o dia a tomar conta do Papucha.

Aí recomeçou tudo de novo…. Procurar escolas com vagas e preços compatíveis….

No trabalho do pai havia um, mas só aceitava crianças a partir dos dois anos e já sem fralda, ainda faltavam uns meses para o Papucha fazer 2 anos, como tal tivemos que arranjar algo para o tempo que faltava. O escolhido foi um infantário perto da Av. Duque D’Ávila, num 1º andar, ficava em caminho e não tinha muito mau aspecto (pensando bem agora, era mesmo horrível!!....).

Foi dramático, o Papucha ficava a chorar, eu saía a chorar, nem aos fins de semana ele queria sair de casa. Começava a chorar assim que entrava no carro e só parava quando passávamos a porta do infantário sem parar o carro. Foram os piores meses da minha vida de mãe…….

Finalmente, quando voltámos de férias, ele foi para o novo infantário do trabalho do pai e aí sim, ele ficou todo contente até entrar para a escola!

imagens: http://www.criandoasas.com.br/03.jpg e http://www.uniaonet.com/bercario81.jpg

No comments: