Saturday, February 11, 2012

"Não há rosa sem espinhos..."

A tese de mestrado ainda não está pronta, era suposto ser entregue até 28 de Fevereiro mas não vai dar mesmo.
Primeiro foi a gravidez e a compra da casa, depois o Sapinho nasceu e nos dois primeiros meses não deu nem sequer para pensar no assunto, para além da recuperação da cesariana ter sido complicada, o bebé ocupava-lhe as 24h do dia, mesmo com a ajuda preciosa e incansável do papá.
Em Outubro ele é destacado para uma missão de 6 meses em Dili e a Pulga fica sozinha com o Sapinho. Fez questão de ficar na casa dela, como tal, tratar da casa, do bebé com menos de 2 meses e ainda escrever uma tese não é pera doce!
A seguir o orientador reforma-se e aparece uma nova orientadora, com novas ideias e basicamente recomeça tudo de novo.
Ela esforçou-se mesmo, fartou-se de trabalhar mas, mesmo que não tivesse o bebé e a casa e estivesse dedicada a 100% ao trabalho acho que tinha sido muito complicado mas assim...
Quando foi mostrar o trabalho, a orientadora adorou a parte prática, desfez-se em elogios mas, quanto à tese propriamente dita, ela achou que não era suficiente e não fazia jus ao trabalho prático já feito, como tal recomendou que ela se voltasse a matricular para assim, ter até Julho para entregar o trabalho.
Desta forma vai poder escrever uma tese compatível com a qualidade do trabalho prático e até esse ainda pode ser complementado com o resto das ideias que ela já tinha e que não fez por falta de tempo.
http://meuslivros.weblog.com.pt/arquivo/lagrima.bmp
A Pulga ficou mesmo infeliz :(
Primeiro porque se esforçou MESMO MUITO para escrever aquela tese, já que ela gosta pouco de escrever, depois porque, para se voltar a inscrever, vai ter que pagar mais um semestre (500€) o que não é nada barato e é dinheiro que podia ser gasto em coisas que lhes fazem falta na casa ou para o Sapinho.
Dói ver os nossos filhotes a sofrer e não os poder ajudar. A vida é mesmo assim e ela tem que aprender sozinha, não podemos estar sempre a pintar tudo de cor de rosa.
O facto é que ela, desde o início, sempre achou que o trabalho de final de mestrado deveria ser o projeto prático, que ela adorou e sempre soube o que queria fazer (deve ter ideias para umas 20 teses) mas sempre achou que escrever sobre algo prático não fazia qualquer sentido.
O curso dela é 99.9% prático, eles não têm qualquer tipo de preparação para escrever uma tese, ainda por cima com "palavreado científico" como queria a orientadora que nunca lhe deu qualquer tipo de indicação de como o fazer.
Tentei ajudá-la um pouco, corrigindo e criticando o que ela ia escrevendo, mas não podia, apesar de não me faltar a vontade, escrever a tese por ela!!!....
Tenho a certeza que, depois de passar uns tempos com o marido, de quem as saudades já são mais que muitas, ela vai voltar com outro animo e, assim que ele voltar (já não falta tanto assim), ela vai ter mais disponibilidade e vontade para acabar de escrever a tese mas dói tanto vê-la a sofrer por causa disso e não poder fazer nada para além de apoiar e dar força!!!.... 
Mesmo sabendo que ela tem toda a razão, que aquela tese não interessa absolutamente nada nem vai acrescentar nadinha aos conhecimentos que ela adquiriu ao longo dos 5 anos do curso, tenho que lhe dizer que, sem ela, nunca irá receber o diploma de um curso que ela se esforçou muito para tirar, que ela adora e que, pelo menos para o primeiro emprego, esse diploma lhe vai fazer falta!
A única aprendizagem que ela vai recolher dali é a de que a vida não é nada fácil e mesmo aquilo de que nós gostamos de verdade tem algumas partes menos boas que temos que aprender a ultrapassar!!...
Realmente a sabedoria popular é mesmo muito verdadeira...


                            "Não há rosa sem espinhos..."


No comments: